Transtorno alimentar

O que é um transtorno alimentar?

Os transtornos alimentares são síndromes psiquiátricas caracterizadas por alterações dramáticas do comportamento alimentar que apresentam a maior taxa de mortalidade dentre todos os trasntornos psiquiátricos (aproximadamente 15%). São caracterizados pela prática de dietas restritivas e aleatórias e uso de métodos inadequados para perda e manutenção de peso. Há também uma série de cognições disfuncionais sobre conceitos nutricionais e relação complicada com o alimento.

Onde estão descritos os diagnósticos?

Nos seguintes manuais:

  • Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM da American Psychiatry Association - APA, 1994 (IV);  2000 (IV-TR) e 2013 (V).
  • Código Internacional de Doenças - CID 10 da Organização Mundial de Saúde (OMS, 1993)

Quais são os transtornos que estão descritos nesses manuais

Anorexia nervosa (AN), bulimia nervosa (BN), transtorno da compulsão alimentar (TCA) e os transtornos alimentares não especificados (TANE).

Qual é a etiologia desses transtornos

São quadros de etiologia multifatorial, nos quais fatores genéticos, familiares, psicológicos e sócio-culturais se somam.

E quanto à incidência

Predominante em mulheres: menos de 10% são homens, mas atualmente a proporção homem/mulher começa a diminuir.

Muitas pessoas apresentam um quadro definido como comer transtornado, com sintomas que aparecem numa frequência e severidade menor do que o exigido para os critérios diagnósticos dos transtornos alimentares. A frequência deste comportamento está entre 10-15% em estudos com adolescentes e universitárias. Assim, não apenas os quadros completos merecem atenção, mas também aqueles que apresentam quadros subclínicos, comer transtornado e sintomas de transtornos alimentares.

Para saber mais consulte os livros - Transtornos alimentares: uma visão nutricional? (2004) e - Nutrição e Transtornos Alimentares: avaliação e tratamento? (2010). Editora Manole. http://www.manole.com.br

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares