Percepção da fome



Por Erika Checon Romano

Quando não podemos mudar a circunstância, podemos mudar o jeito de olhar para ela. Nessa semana ouvi uma frase singela da banqueteira Neka  Menna Barreto, que dizia: ?eu amo sentir fome, pois fico bem humorada e faço tudo melhor, porque sei que está na hora de comer coisas maravilhosas?.
Gostaria que você, leitor, pensasse na sua sensação quando sente fome. Você tenta enganar a fome com  modismos, tipo tomar água, ou respeita sua vontade e programa uma refeição agradável?
Considera que a fome é uma sensação fisiológica ou uma "gula" estigmatizada como sem vergonhice? Você se permite sentir fome? Você tem gosto pelo gosto?
A percepção dos seus sinais fisiológicos com o autoconhecimento das variações e sensações do seu corpo poderão fazê-lo entrar em sintonia com ele, encerrando uma batalha árdua e sem vitoriosos que é fazer dieta a qualquer custo. Busque prazer e permita-se comer sem culpa. A possibilidade de escolha não leva a exageros, mas sim à real percepção sobre o que você tem fome e precisa naquele momento de cuidado consigo mesmo.
Bom apetite!

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares