Detox



Por Ana Carolina Pereira Costa, nutricionista

Apesar de já não ser mais a ?última moda? nutricional, ainda escuto alguns pacientes e profissionais falarem de ?dieta detox?. O nome é inadequado por si só, já que nosso corpo (especialmente nosso fígado) é plenamente capaz de destruir e de se livrar das substâncias nocivas ao nosso corpo, sem precisar de um alimento x ou y ou mesmo de um dia à base de líquidos para tal.


O que eu proponho nesse post não é mais uma sugestão de ?dieta detox?, e sim um ?detox mental?. Sugiro que cada um de nós possa refletir sobre as questões abaixo:


  • Quanto tempo do seu dia você reserva/prioriza para si mesmo? Você sequer tem tempo para cuidar de si mesmo todos os dias, nem que seja meia hora?
  • Quanto tempo você gasta ao dia com situações que ?roubam? energia e dificultam o cumprimento das suas obrigações diárias? Ex: quantas vezes ao dia você checa suas redes sociais? Quanto tempo gasta com isso diariamente?
  • Você tem dado atenção a todas as áreas envolvidas em seu autocuidado: físico (dormir o suficiente, comer frutas e vegetais todos os dias, beber água suficiente, ter roupas confortáveis e que te agradem, fazer uma atividade física prazerosa, receber massagens); espiritual (exercitar sua espiritualidade, fazer parte de uma comunidade espiritual/religiosa, se engajar em um trabalho voluntário); psicológico (cultivar amizades, fazer terapia, ler textos inspiradores, brincar com animais e/ou crianças, escrever um diário, cultivar um hobbie, exercitar a gratidão e o positivismo, comunicar-se de forma assertiva)?
  • Você já pensou o quanto um autocuidado deficiente pode impactar na sua relação com a comida? Será que você não está buscando o alimento como única fonte de prazer na vida ou como mecanismo de enfrentamento de emoções?

Ou seja: em que áreas da sua vida você precisa de um detox?



Boa semana a todos!

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2018 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares