Por que eu amo ser nutricionista



Por Marcela Salim Kotait, nutricionista

Já sabia que seria nutricionista clínica antes mesmo de terminar a faculdade. Tendo essa certeza tão precocemente, não imaginava que suas consequências ainda me surpreenderiam após tantos anos, a cada dia, a cada nova consulta... Por isso decidi dedicar esse post para você que já passou em consulta comigo ou com outro colega de profissão, ou que ainda vai passar.


Você não imagina como é especial, não imagina a honra que é poder entrar na sua vida e conhecer sua intimidade, quando me conta sobre sua alimentação. São muitos os que comem com medo, com culpa, escondido, rápido, sem sentir o gosto... E que dividem essas sensações comigo no dia-a-dia do consultório. Acredito que entre as coisas mais pessoais e íntimas esteja a alimentação, e sei que nem sempre é fácil permitir que outra pessoa conheça esse aspecto tão importante da sua vida, mesmo quando essa outra pessoa sou eu, sua nutricionista. Ainda mais especial é saber que você, além de estar disposto a tanto, quer minha ajuda para mudar. Que honra! Dividir com você o que você tem de mais seu, e ainda tentar te ajudar.


Deixar que eu entre na sua vida, lembrar do que conversamos várias vezes ao dia, mandar mensagem ou email me contando sobre suas férias, quando você finalmente tirou a canga e andou pra lá e para cá de biquíni. Mandar a foto com o jantar que você mesmo preparou para sua namorada, com todo carinho.


A cada dia de trabalho, em que várias pessoas passam pela minha sala, vou guardando as histórias de luta e superação comigo, como tijolos que vão me ajudando a trilhar meu caminho como nutricionista.


Com tanta responsabilidade, me sinto no direito de continuar lutando com você para que seu amor pelo próprio corpo aumente ainda mais, para que você volte a comer sem culpa e sentindo prazer, que você se redescubra e redescubra os outros através de um novo olhar que conquistamos juntos, no consultório.


Como sempre digo, acredito piamente que meu dever e minha missão como nutricionista é auxiliar novos processos na sua vida, por isso, esqueça daquela imagem da nutricionista julgadora e acredite que podemos ser parceiros para mudarmos o mundo.

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares