Gentil-Faria-Braga: a patrulha da beleza em todas as idades...

Por Fernanda Timerman, nutricionista


O que essas três mulheres (uma ainda menina), têm em comum?


O fato de terem sido expostas por cometerem um ato "terrível": exibirem seus corpos reais.


Um breve resumo dessa tríade na ordem que aparece na foto:


  • Betty Fariaatriz global, 73 anos. Essa foto foi tirada em 2013 quando a atriz comemorava sua recuperação depois de 15 dias de cama. Acusação da patrulha da beleza: ?velha baranga, dessituada, sem espelho?;

  • Vanessa Braga: candidata do concurso Garota Verão 2015, 14 anos. Desfilou na passarela do Tchê Park como uma das candidatas a representar a cidade de Canguçu. Acusações da patrulha da beleza: não vale nem a pena citar..o que vale a pena citar foi o que ela disse: " Fui lá e arrasei". Mas lógico, teve que passar toda a barreira da gordofobia. Vale a pena conferir o vídeo dela aqui;

  • Fernanda Gentil: Jornalista Esportiva Global, 28 anos. Nesse calor Senegalês que fez em Janeiro de 2015, a repórter foi se refrescar na praia do Rio de Janeiro e horas depois saiu uma reportagem no R7 com o seguinte título: Expectativa x realidade: veja o que acontece quando Fernanda Gentil tira a roupa. Acusações da patrulha da beleza:  celulite, bumbum reto, ?elogios? ao figurinista da Globo que ?consegue disfarçar tão bem as imperfeições" dela que tem o corpo de uma mulher comum(!!). 


Betty questionou se queriam que ela se envergonhasse por ter envelhecido. Vanessa disse que teve que vencer os próprios preconceitos para fazer o que tinha vontade, foi lá e arrasou. Fernanda declarou que estava grávida de 2 meses e disse que aceitava o perdão público do R7, que por sua vez e pela péssima repercussão, tirou a reportagem do ar no mesmo dia. 


Qual a lição que podemos tirar dessas 3 histórias?


Inúmeras... que vão desde o absurdo da invasão, do desrespeito, da imposição e da crítica direcionada especialmente ao sexo feminino de todas as idades, culturas e status. Mas disso já falamos muito aqui.


O que gostaria de reforçar é a metade cheia do copo: vemos muitas manifestações, movimentos e resistência à essa patrulha da beleza crescendo cada vez mais, de saco cheio, fazendo barulho, colocando o pé na porta e falando: pode parar que não vamos engolir mais isso! E nada nos enche mais de orgulho do que ver a resistência ganhando força. Sim, nós do Genta somos todos #GentilFariaBraga e estamos muito orgulhosos de vocês que estão se pronunciando mais e tentando mudar esse cenário, mesmo sentindo na pele e na alma todo o efeito da insatisfação corporal promovida socialmente, ainda conseguem ter fôlego para nadar contra corrente. Aqui, vocês serão sempre bem vindos.


Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/coluna/thamires-tancredi-afinal-quem-e-que-pode-usar-biquini/

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2018 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares