Nem vem de garfo porque hoje é dia de sopa!


Por Ester Soares Paulino, nutricionista

Tem razão quem diz que um raio gourmetizador caiu sobre o arroz com feijão! Ate a coxinha e o brigadeiro, quase que unanimidades nacionais, estão sofrendo com este raio!

As pessoas estão sob o encanto ou ilusão(?), que o arroz com qualquer coisa com nome diferente ou além oceano, pode ser melhor que o arroz do dia a dia.

Nada contra, absolutamente não! Amo, adoro cozinhar, experimentar e comer. Mas, por favor, parem de gourmetizar a comida. E parem de transformar a comida, sujeito simples, em comida saudável, nome composto!

Tomemos a coxinha! Coxinha é uma receita simples. Quando você muda os ingredientes, você muda a essência, não é mais coxinha, ora! Brigadeiro idem. Foi esta simplicidade que o fez brigadeiro. O brigadeiro! 

Veja bem, não estou falando de um mimo, um regalo, um presente! Estou falando de comida.

Por que ser tão ingrato com o que gostamos, simplesmente por gostar? O dia a dia pode ser feito de arroz, feijão, bife, ovo, alface, tomate e tudo mais que tenha nome de comida e que sua avó faria para você ( não é, Michael Pollan?).

O Guia Alimentar Para a População Brasileira, em sua mais recente edição diz e aqui reforço, concordo plenamente: ?Sociedades que apresentam padrões saudáveis de alimentação, que desfrutam de boas condições de saúde e bem-estar, que cultivam o convívio social, que protegem a cultura e que preservam o ambiente são mais propensas a se tornarem e permanecerem sociedades justas e prósperas." Isto também é sustentabilidade! 

Ainda sobre e do Guia: 

?A alimentação que promove a saúde das pessoas pode e deve ser fonte de prazer. Saúde e prazer não são vistos como opostos, antes pelo contrário. A alimentação que promove a saúde tem a capacidade de prevenir tanto deficiências nutricionais e suas consequências quanto a obesidade e outras 
doenças crônicas. A alimentação que promove a saúde estimula o convívio social, protege a 
cultura e preserva o ambiente.?

Estas recomendações estão no Guia Alimentar para a População Brasileira. Faça dele sua leitura e elimine todos os "CONSELHOS" encontrados nas revistas de banca de jornais e na televisão, com as abomináveis dietas detox e comidas gourmetizadas!

Leia mais:

Guia alimentar para a população brasileira (veja aqui) ?

Food Rules: An Eater's Manual ? Michael Pollan

E ouça também:

Nem vem que não tem ? Wilson Simonal

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares