Nutri racionismo": se essa moda pega...

Por Carolina Pascoal, nutricionista do Genta

A moda nas academias de ginástica é lançar programas que incentivam o emagrecimento, principalmente nesta época do ano, onde entrar em forma no verão é quase uma obrigação. Mas claro, sempre sempre dão  um jeito de colocar isso como ?qualidade de vida?, ?vida saudável?.

Mas uma propaganda me chamou a atenção: ?Pratique Nutri Racionismo!?.O que quer dizer isso... Fui a fundo, demonstrei interesse e perguntei ao criador dessa façanha o que significava este termo, sem é claro me identificar como nutricionista. Ele, sem ser da área da saúde (era responsável pelo marketing da academia) me explicou: ?temos que ter foco no corpo para conquistar uma vida saudável?; e este termo, como muitas palavras terminadas em "ismo",significa uma crença. Ou seja, alem do exercício físico,  o "nutri racionismo" propõe que tudo aquilo que você for ingerir seja racional, comer nutrientes ao invés de alimentos, fazer escolhas racionais e não misturar emoções, sentimentos. Simplesmente abandonar  as escolhas gostosas, as conversas com amigos no bar, os brigadeiros nos aniversários e mais ainda as festas de final de ano que estão chegando e que são sempre tão esperadas por nós!!

Isso tudo vai exatamente contra o que o Genta e a Nutrição Comportamental sugerem. E também vai contra aquilo que o Guia Alimentar de 2014 recomendou: dar mais importância aos alimentos naturais e não aos produtos industrializados, maior envolvimento da família nas refeições... (veja aqui).E para finalizar, rezar para esta não moda não pegar...

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares