Sobre o Novo Guia Alimentar Brasileiro


Por Priscila Koritar, Este Soares Paulino e Fernanda Timerman: Nutricionistas


No dia 5 de novembro foi lançado o novo Guia Alimentar para a População Brasileira que, entre diversas recomendações, ressalta a importância do cozinhar, valorizando a culinária regional, privilegiando a produção ambientalmente sustentável, indicando o planejamento de refeições com envolvimento da família e dos amigos na preparação da comida.


Essa mesma estratégia também é apontada no Plano de Ação para a Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência da Organização Panamericana de Saúde.


O ato de comer envolve emoções, informações, acesso e proximidade ao alimento, privilegiando desta maneira o convívio social, a cultura e o meio ambiente. Cozinhar é uma das maneiras mais gostosas de fazer isso, já que podemos participar de todo o processo desde a tomada da decisão, a escolha dos ingredientes e do modo de preparo, criando AUTONOMIA ALIMENTAR.


Esse aspecto vai ao encontro com que o GENTA e o movimento Nutrição Comportamental acreditam e estimulam: 
  • Trecho retirado do Guia pelos colegas do Nutrição Sem Modismo

A retórica que a ?CULPA? de não se cozinhar mais é da mulher que saiu para o mercado de trabalho está sendo contestada, pois é campo fértil para sensibilizar e argumentar contra a culinária caseira, mas, o guia reforça a condição que família, companhia e ambiente são destaques que devem ser valorizados e estimulados. E nós endossamos com muita alegria, pois sempre acreditamos que COMO se come é tão ou mais importante do que o QUÊ se come!


Fonte: Guia alimentar para a população Brasileira
Acesso para o Guia na íntegra:
http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf




Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares