Não sou nutri natureba


Por Marcela Salim Kotait, nutricionista

Hoje estava na padaria e ouvi duas amigas conversando: ?A Fulana é nutricionista, então já viu, né?! Tudo na casa dela é natureba?. Foi como um soco no meu estômago. Não tem quase nada "natureba" na minha casa, e eu sou nutricionista.

Será que sou uma má profissional por não ser natureba e gostar de chocolate? Será que meu diploma vale menos por que comemorei o aniversário de um amigo querido com bolo e brigadeiro? Será que por que gosto de molho de mostarda e mel na salada sou menos que a Fulana natureba que come salada com semente de alfafa?

Sinto muito por minha profissão estar tomando o rumo atual, quando somos vistos como emagrecedores, prescritores de dietas, pessoas naturebas, perseguidores e... chatos!

Quantas vezes já ouvi de pacientes em suas primeiras consultas que estavam aliviados por eu não os ter ?proibido de comer nada?, e por saber que ?até chocolate? está no novo planejamento alimentar, montado por nós dois e não imposto como última solução pela nutri xerife.

O fato de alguém ser natureba não é problema nenhum, aliás, uma das minhas melhores amigas é natureba, não usa xampu, não come carne, não usa roupas sintéticas, mas não é nutricionista. O que me incomoda é a preconceituosa e discriminatória associação feita a pessoas que tem como ganha-pão a Nutrição. Nem todo nutricionista é natureba, e nem todo natureba é nutricionista. O fato de haver essa simplista associação é o me faz refletir que não somos melhores que quem come Doritos, nem quem vive a base de gelatina diet, nem quem não dispensa a semente da planta andina colhida por destras mulheres virgens.

Comemos por prazer e por necessidade. Comemos porque sabemos sim o valor nutricional dos alimentos, mas também por que sentimos prazer. Comemos por que tal ingrediente faz bem, mas também comemos por que é delicioso. Comemos porque faz bem pro coração, e comemos porque faz bem pra alma.

Ser nutricionista não significa "vestir a profissão" 24 horas por dia, e muito menos ser nutricionista é ser alguém que come de maneira diferente ou melhor que os outros. Ser nutricionista é trabalhar para tentar melhorar a relação das pessoas com a comida em dias que comer está rodeado de culpa e medo. Ser nutricionista é ajudar as pessoas a entender o próprio corpo e suas necessidades. Ser nutricionista é muito mais que ser natureba.

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares