QUER PAZ? COMECE POR VOCÊ!

Por Fernanda Timerman, Nutricionista


Estamos vivendo tempos difíceis: guerras, protestos, falta d´água, avião sendo atingido por míssil...

Mas em meio a tudo isso, pergunto: E você, está em paz?

Se sente bem com suas ações, suas atitudes, com seus valores, seu círculo de amigos?

Se sente bem no lugar que você habita? Seu corpo? 

Se sim, que bom!!! Porém você faz parte de uma minoria. 

Parece que estamos cada vez mais fadados a nos odiarmos, a ficarmos insatisfeitos com nossa vida, nossa aparência, nossa realidade. Existe todo um conceito por trás disso. No que diz respeito á insatisfação com nossa aparência, nós do GENTA que trabalhamos muito com prevenção de obesidade e transtornos alimentares, aprendemos a fazer media literacy (educação sobre a mídia), mostrando que nossa insatisfação corporal é muito estimulada pois gera LUCRO. Se você está insatisfeito, vai ga$tar mais com tratamentos e cirurgias estéticas, produtos de beleza, profissionais voltados á estética e "saúde", academias, suplementos, revistas e livros voltados pra isso, remédios...a lista é enorme e a movimentação de $ é GIGANTESCA

Nos vendem também, a ideia de que para ficarmos satisfeitos e felizes precisamos emagrecer, nos matarmos de fazer exercício (no pain, no gain), nos privarmos do que gostamos de comer...e está cada vez mais claro que não é bem por ai. Lógico que quando nos sentimos bonitos nossa auto-estima melhor e nos sentimos bem, mas depositar toda nossa expectativa de "soluções" em números a menos na balança é frustrante e muitos, quando chegam lá, se decepcionam. 

Cadê o COMBO prometido com a perda de peso? Cadê o amor da minha vida, meu emprego perfeito, meus amigos incríveis, minha tolerância á frustração? Não vinha no pacote??? Pois é... vemos na prática clínica pacientes que perdem MUITO peso depois da cirurgia bariátrica e, mesmo conquistando o peso tão sonhado, deprimem...principalmente aqueles que não passam por um processo nutricional e psicológico antes para se preparar.

Você que se empenha para entender mais sobre conflitos no oriente médio, na Ucrânia, na Síria, no Brasil, no futebol....já parou para pensar que nós precisamos se empenhar para entender mais sobre nosso microcosmos? Se não estamos bem e felizes conosco, como podemos esperar que o MUNDO esteja?

Bill Gates falou em um de seus discursos: "Antes de tentar salvar o planeta, tente arrumar seu próprio quarto".

E para você ter vontade de arrumar seu quarto, vc precisa dar valor a quem o habita né? Você! Só cuidamos de quem gostamos.

As pessoas estão angustiadas, ansiosas, infelizes, inseguras e muitas vezes, consciente ou incoscientemente recorrem á comida para tentar lidar com alguns sentimentos como raiva, solidão, frustração, tristeza. O comer emocional já foi citado em outro post e como lidar com isso é um dos 10 princípios do comer intuitivo, tbm já citado aqui antes. Portanto nós nutricionistas não vamos mexer apenas com nutrientes, calorias e balanço energético. O comer vai muito além. Por isso estamos (Genta + Equilibrium) expandindo a nutrição com o movimento Nutrição Comportamental, para ajudar nutricionistas que percebem que essas habilidades de lidar com o lado psicosocial da alimentação é deficiente na nossa formação, mas essencial na nossa prática!

Me inspirei muito num texto que uma amiga minha escreveu, super gostoso de ler: Quando mudar o rumo?
"Quando sua mente estiver GRITANDO que você está fazendo errado"

Se você está cansado dessa guerra contra você mesmo e seu corpo (seu maior bem) com dietas que impõe você a comer o que não gosta/tem vontade, a fazer exercícios que não te agradam, levar bronca de quem nem te conhece, de sucumbir á essa manipulação que impõe você estar insatisfeito O TEMPO TODO, e está afim de "arrumar seu próprio quarto", comece a ter mais compaixão consigo, fazer as pazes com as imperfeições, segurar com menos força as emoções sabendo que elas vão e vem (mas que se você se agarrar á elas, vc vai junto). E entre nessa onda de protestar ao que só serve para te por pra baixo e apoiar outras alternativas que não prometem milagres, mas sim uma viagem mais longa, mais muito mais interessante, genuína e duradoura para dentro...ai quem sabe conseguimos melhores resultados fora? 

** Nota: Seja mais crítico em relação as informações que saem na mídia, tanto as de beleza, "saúde" e bem estar quanto política e discussões sobre conflitos. Muitas vezes ajudamos a disseminar insatisfação e ódio a partir de informações e dados cheio de viés e ignorância sem saber a profundidade e a problemática que tudo isso pode ter!

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares