Nadando contra a corrente


Por Marle Alvarenga, Nutricionista

O GENTA sempre se considerou um grupo que rema contra maré.

Estamos acostumados a ouvir de nossos pacientes: ?mas só vocês falam assim?, ?mas vocês falam diferente de todo mundo?! E também de nossos alunos: ?nossa, mas isto é MUITO diferente de tudo o que eu aprendi na faculdade!?.


Nosso grupo nasceu de nosso diferencial ? trabalhar com transtornos alimentares, quando isto quase não existia no Brasil. E desta prática e estudo aprendemos (na ?marra?, por necessidade, por curiosidade, por precisar do diferente), conceitos, visões, técnicas e estratégias inovadoras.


Ao trabalhar com pacientes com transtornos alimentares fica EVIDENTE que dietas não funcionam, que a influência da mídia com relação aos ideais de corpo e conceito do que é uma alimentação adequada causam muito dano, e que a obesidade é uma condição altamente estigmatizada. E com uma visão ampliada é fácil perceber que isto não é verdade apenas no trabalho com estes pacientes, mas também em muitas (quase todas) situações clínicas, e na história dos pacientes que buscam atendimento com um nutricionista.


Temos orgulho de ser diferente, e nossa alegria é ouvir de um paciente que foi possível ter uma vida mais feliz (e saudável) refazendo sua relação com a comida e com seu corpo; e ouvir de nossos alunos que aprender novos conceitos e visões fez deles profissionais melhores.


Achamos triste e preocupante o caminho que a nutrição tem tomado muitas vezes (ver aquie escrevemos e repetimos: nutricionistas não são fornecedores de dietas, não são emagrecedores de plantão, não são profissionais de estética! Nosso papel no mundo não é emagrecer ninguém (até porque não temos este poder).

Nutricionistas são profissionais da área da SAÚDE, especialistas em alimentação humana. Nosso papel é ajudar as pessoas a terem uma relação mais saudável com a alimentação (e seus corpos); saúde global: física, mental, social e espiritual!


Por outro lado nos alegra saber que não estamos sozinhos! Temos colegas dos quais nos orgulhamos muito. Também nos dá orgulho movimentos recentes que criticam o que aí está (especialmente nesta época de mídias sociais aceleradas, entulhadas e questionáveis). Mesmo recém-formados e estudantes de nutrição tem se mostrado mais críticos e usado humor e criatividade para contestar. Destacamos oNutrição sem modismo com suas capas e chamadas pra lá de originais! E o Não sou Exposição com posts originais e trazendo uma reflexão muito necessária - especialmente sobre o que o nutricionista fala, faz e posta!


Profissional: amplie seus horizontes, ouse ser diferente, reflita; podemos fazer muita diferença em dias tão neuróticos com o peso e a comida.


E se o seu nutricionista ainda é daqueles que tira uma dieta de grelhado e salada da gaveta, fala em ?pode? e ?não pode?, te deixa ansioso e pra baixo com broncas e cobranças... existem outros tipos de profissionais!



Sejamos leves (de espírito) e plenos com nossos corpos e nossa comida!

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares