O papel e o limite dos meios de comunicação na abordagem de temas que interferem na vida e bem estar das pessoas

Por Viviane Szaf, nutricionista convidada

Não é de hoje que sabemos da influência dos programas de TV no comportamento das pessoas. A gente vê na moda dos personagens das novelas, nos cortes de cabelos, nas gírias...

E porque não nas atitudes??? Claro que sim...

Muitas coisas têm me causado incômodo. Uma delas é a novelinha adolescente que tem vilania (não é nem maldade) demais para a faixa etária. Mas a campeã, de preconceitos, estereótipos e exageros comportamentais, é a novela das 21h.

Sempre fui noveleira, adoro... A hora de rir, torcer, relaxar. Mas dessa vez não estou conseguindo fazer isso.

As novelas têm o papel, por meio das polêmicas criadas, de discutir diversos temas, passar informações e com isso educa, ou deseduca os telespectadores. Provavelmente em algum momento o autor deve dar uma virada nisso, mesmo porque não é só na abordagem da personagem Perséfone que acontecem os exageros, mas acho que é um estrago gigante na autoestima de qualquer pessoa que passe por isso, irrecuperável.

As pessoas podem dizer, é humor, a atriz é comediante, tem que levar na brincadeira, é novela. Mas aí é o ponto, milhares de pessoas sofrem com esse bullying, e outras milhares se divertem e acham boa ideia para fazer na vida real.

Não que eu seja contra a abordagem dos temas homossexualidade, obesidade, autismo, muito pelo contrário, a questão é que por longo tempo fica na discriminação dessas personagens, e cada vez o grau de crueldade aumenta, para só no final da trama ter uma reviravolta, retratação e real ?bonificação? para o tema. Mas o peso maior foi os meses de desgaste.

Acho que temos que repensar sobre como essas questões devem ser tratadas, para que traga mais benefícios do que malefícios a partir da proposta discutida.

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares