A Se Dê Conta, a Comida, o Corpo e a Culpa.


Por Marcela Kotait, nutricionista

Desde que entrei para o GENTA, a Se Dê Conta me encanta... Me encanta por que uma vez ao ano vejo nossa voz ecoar mais alto na cabeça das pessoas, sejam nutricionistas ou não.

Esse ano não está sendo diferente. Com uma proposta mais interativa, as fotos que estão fazendo parte da Semana mostram corpos normais cansados de tentar seguir um padrão de beleza imposto pela sociedade. Fotos de mãos, barrigas, bumbuns, bocas, coxas, detonam a pseudo perfeição de unhas grandes e vermelhas, tanquinhos e quadradinhos abdominais, músculos torneados, pavor à estrias e celulites.

As pessoas que participam da Se Dê Conta direta ou indiretamente são responsáveis pela continuidade da ideia durante o resto do ano. Para muitos, a beleza é passaporte único para a felicidade e sucesso. Para quem acredita que a beleza não tem tamanho nem idade, esse passaporte está na auto estima, consciência corporal e prazer em fazer o que se gosta, como comer, e é isso que a Se Dê Conta reforça.

A diferença entre o sabor de um brigadeiro comido com culpa, e outro com prazer é gigante. No primeiro, os pensamentos destroem não só o sabor, mas também o momento, a companhia e a situação que rodeia esse amontoado de chocolate e granulados. A Se Dê Conta também está ai, provando que "comer bem e comer saudável é comer sem culpa", a nutrição funcional que acreditamos é aquela que grita a função que a comida tem de nos dar prazer! E não, não falamos só de doces e frituras, falamos de salada, de frutas, de arroz integral! O ponto principal é que acreditamos mais em como a pessoa come a o que ela come.

Mais um ano a Se Dê Conta enche meu peito de orgulho, e tenho certeza, enche o peito de todos os membros do GENTA, que durante os 365 dias do ano batalham para mostrar que estamos perseguindo a auto aceitação, o bem estar psicossocial e amor próprio que todos merecem sentir.

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares