A diferença da programação saudável em pequenos minutos do seu dia


Por Erika Checon B. Romano, nutricionista

Culturas e hábitos alimentares são realmente interessantes. Em uma viagem para Paris é possível notar a presença da variedade nos pratos de legumes, verduras, peixes e frutas. Pela manhã, mulheres carregam elegantemente suas baguetes, sugerindo um delicioso café da manhã. Adoçantes só chegam à mesa quando solicitados, geralmente graciosos cubos de açúcar mascavo e branco enfeitam o café ou chá. Nos pratos prontos, pouquíssimo sal. Aliás, sal à mesa também é raro, e almoçando nos charmosos restaurantes também é frequente a visão de pessoas indo e vindo para o trabalho com suas bicicletas e cestinhas, carregando as bolsas, dirigidas por mulheres de tailler - e bike. Hábitos simples e saudáveis enraizados na rotina.

Hábitos e oportunidades tão diferentes não paravam de ressonar na minha mente o aumento da obesidade e sobrepeso em nosso país. A falta de atividade física - algumas vezes por falta de hábito, outras por falta de lugares seguros para praticá-las - faz parte da rotina de muitos brasileiros, e a mania por dietas da moda faz perder a visão dos hábitos simples que estão tão próximos e cada vez mais abandonados (como um bom prato de arroz , feijão, salada mista e carne - branca ou vermelha). É claro que em ritmo de férias tudo é diferente, mas será que não usamos mais o carro do que precisamos? Por que não deixar o carro para fazer as atividades mais próximas de casa a pé, usar escadas e não escadas rolantes, caminhar mais, frequentar parques, meditar, respirar longa e tranquilamente... Pelo menos em alguns instantes do dia; e aceitar comer com prazer alimentos simples e básicos. Sem dúvida uma das formas de controlar a obesidade é comer bem, respeitando os sinais de fome e saciedade, e oferecendo ao nosso corpo alimentos nutritivos.

Mas a rotina estressada, os fast e trash foods, o trabalho, o chefe, enfim, tudo parece estar na frente de programar pelo menos uma vez ao dia uma refeição feita com paz, prazer e tranquilidade. A programação e o cuidado alimentares fazem a total diferença no dia, parar meia hora para poder respirar tranquilo, comer com prazer e ouvir uma boa música renovam a energia para o restante do dia. O contato com simples mudanças na nossa rotina mostra o quanto essas alterações podem ser benéficas e melhorar a saúde pública como um todo.

Portanto, na próxima vez que pensar: hoje, mais uma vez, não dá para comer direito ou cuidar minimamente de mim, reflita o quanto em tempo do seu dia isso iria tomar e no prazer que iria proporcionar. Pequenos minutos do seu dia podem tornar sua rotina mais agradável e muito mais saudável.

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares