O bloco e o carboidrato...


Por Marcela Kotait, nutricionista

O carnaval está chegando, já é possível escutar a alegria de longe! Blocos, fantasias, confete e serpentina... Mas com isso, as dietas milagrosas e ofertas do tipo ?fique maravilhoso pro carnaval em 2 minutos? também. E com essas dietas, as complicações que podem durar por muitos outros carnavais.

Sempre falamos aqui no blog dos perigos de fazer dietas, tentamos sempre avisá-los que existe mais que calorias, que existe prazer em comer!

É importante deixar registrado que dietas hipocalóricas, aquelas com baixíssima quantidade de alimentos e restrita em calorias, são perigosas e podem fazer com que o bloco passe e você fique... Seguir esse tipo de dieta com certeza vai fazer você se sentir desanimado, indisposto e pode até causar prejuízos clínicos.

Restringir carboidratos, outra ideia vendida como água na tentativa de emagrecer! Ideia baratinha, está em qualquer revista de R$1,99... Igual às fantasias de piratas, já perdeu a graça... Mas a maioria das pessoas não conhece o mal que ela pode fazer: além de ingerirmos mais gordura, você pode ficar com uma dor de cabeça horrível, pior do que aquela que você teve no ano passado de tanto ouvir ?Ai se eu te pego?, fadiga (é, de novo o bloco vai, e você fica...), tontura, sobrecarga renal e hepática! Tudo isso pra ficar bonitão ou bonitona pro carnaval em pouco tempo! É mole?

Tem também a dieta do shake, aquela que ao invés de comer você toma uma gororoba com gosto de adoçante com cor de chocolate. Ah! Chocolate! E como essa dieta aumenta a vontade de comer chocolate! Troque pelo shake rosa, e tcharam! Que vontade de tomar milk-shake de morango! O creme? Aí é tortura! Sorvete de baunilha!!!!!

Ainda temos a dieta da ração. Acho engraçado alguém falar que come ração... A cachorra do meu vizinho, Margô, também! Que aliás, já tem sua fantasia de bailarina pendurada para usar essa semana! Mas, voltando para a dieta da Margô, digo, da ração, trata-se de um combinado de grãos integrais que geralmente substituem uma refeição. Essa dieta, além de monótona, pode ser constipante caso você não se hidrate direito. Além disso, como já rebola a Margô pela pracinha do bairro, se não houver orientação de um bom profissional pode causar ganho de peso, já que na ração é oferecida uma grande quantidade de calorias.

Enfim, como nutricionista eu desejo que você rasgue a fantasia nesse carnaval! Não viva seus dias de folia como se fossem quarta feira de cinzas, preocupadíssimo com seu peso! Quero que você se alimente normalmente. Exato, quero que a brincadeira aconteça, que se for para queimar calorias que seja correndo atrás do trio! Que se for para deixar os braços ?sarados? que seja de tanto jogar confete!

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares