Conheça o Programa New Moves Brasil



Por Karin Dunker, nutricionista


O programa New Moves originalmente foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Minnesota (Neumark-Sztainer et al, 2010) e tem como foco a promoção de hábitos alimentares e de atividade física saudável para prevenção de obesidade e práticas inadequadas em relação ao peso, corpo e alimentação. Vale ressaltar que apesar de existirem muitos programas promissores com esse foco, a maioria destes foram realizados internacionalmente.  


A versão brasileira do New Moves é a primeira intervenção conhecida neste país com foco na prevenção da obesidade e dos transtornos alimentares, a ser testado em um formato científico, e reproduzido na integra em adolescentes do sexo feminino de 12 a 14 anos de escolas públicas estaduais da cidade de São Paulo.


Em parceria com os pesquisadores da Universidade de Minnesota, os materiais, assim como as instruções de como aplicar o programa, foram disponibilizadas no site do programa original, e podem ser usadas como modelo, ou mesmo inspiração para a realização de novas intervenções no país.


Como pesquisadora principal do programa, acredito que a experiência da execução do trabalho foi essencial para entender a realidade de nossas escolas, e como podemos ser importantes fontes de informação, e modelo para todos os níveis escolares, passando pela direção, professores e por fim as adolescentes. Acredito que ainda tenhamos que caminhar muito no planejamento de ações nesta área, e enfrentar muitas barreiras para que as intervenções, como a do New Moves, sejam valorizadas pelo setor público e privado. Que mais intervenções sejam feitas para que possamos refletir sobre o desenvolvimento de ações que tenham significado e impacto na vida das crianças e adolescentes.


Para saber mais, acesse o programa New Moves Brazil na integra: www.newmovesonline.com

Neumark-Sztainer DR, Friend SE, Flattum CF, et al. New moves-preventing weight-related problems in adolescent girls a group-randomized study. Am J Prev Med 2010; 39:421?32.

Autor Ana Carolina

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares