Diferença entre distorção de tamanho e insatisfação corporal

Por Bianca E Thurm, fisioterapeuta


Ter ou não uma boa relação com o corpo depende de uma série de fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa no julgamento do corpo.  Uma relação saudável com o corpo pode ocorrer mesmo quando a pessoa não está totalmente satisfeita com o corpo ou alguma parte dele. Quando esta relação gera uma grande preocupação e sofrimento por causa da insatisfação com o corpo, pode levar a pessoa a desenvolver um comportamento disfuncional tanto na alimentação quanto no corpo. Este comportamento é uma tentativa de diminuir o sofrimento com o corpo, mas que infelizmente pode trazer prejuízos emocionais e físicos importantes para a saúde.


A insatisfação corporal está relacionada com todo o descontentamento com o corpo gerado a partir das crenças, sentimentos e atitudes negativas em relação a ele. O Julgamento excessivo de que o corpo nunca está bom o suficiente traz muita angustia e pode induzir a métodos compensatórios em busca de um conforto difícil de ser alcançado. Desta forma a insatisfação corporal está associada às atitudes e comportamentos negativos e destrutivos perante o corpo.


Sentir que o corpo está grande ou diferente do que ele realmente é, é gerado a partir da comunicação imprecisa entre o corpo e a mente de acordo com a vivência e experiência corporal que a pessoa teve ao longo da vida, as comparações de tamanho, o ideal de magreza e os comentários que foram feitos em relação ao tamanho e a forma do corpo. A sensação de que o corpo tem um tamanho diferente do real, chamado de distorção perceptiva, também pode levar a métodos compensatórios na tentativa de diminuir a sensação do desconforto com o tamanho do corpo, porém este objetivo não é alcançado com dietas restritivas, exercício em excesso ou outros métodos compensatórios. Em alguns casos a pessoa pode comer em excesso porque não reconhece de forma sua dimensão corporal. Esta distorção perceptiva só é sentida pela pessoa e os outros não conseguem ver ou entender.


A insatisfação corporal associada à distorção perceptiva são responsáveis pela construção da distorção da imagem corporal, são mecanismos que operam em conjunto mas que devem ser tratados separadamente por profissionais especializados. Busque ajuda se você se reconhece neste contexto!

Autor Fernanda Timerman

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2018 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares