Rabanada diet


Por Erika Romano, nutricionista 


O mês de dezembro começou, e com ele o espírito de Natal permeia os lares. Luzes, enfeites e pratos clássicos do natal perfumam e colorem o mês. Para alguns, um ambiente envolvente e cheio de tradições. 


Nessa semana, ao ver um quadro de culinária na TV, a cozinheira preparava com propriedade uma deliciosa rabanada... Inevitavelmente, a pergunte chegou: dá para fazer light? A decepção transbordou seu olhar e com um sorriso diet ela timidamente respondeu: É, dá sim... Não terá a mesma crocância e sabor... E a frase cuspida do olhar revelou: não é assim que se faz rabanada. A crocância da fritura, a cremosidade do pão embebido e envolto por açúcar e canela. Uma época onde comer representava os cuidados e tradições familiares.


Ainda vejo os olhos de criança passando pela tão aguardada mesa repleta de receitas tradicionais, que só poderiam ser saboreadas naquela época de Natal. E questiono profundamente qual diferença que um pedaço de panetone no mês de dezembro pode acarretar na sua forma física.


Olhando a mesa em preto e branco é como se a realidade fosse uma mentira, manteiga sem gordura, rabanada sem leite feita com pão sem glúten e passada no adoçante em pó, salpicão sem maionese, café sem cafeína e cerveja sem álcool. Nessa época cujos produtos bem sucedidos são a enganação da receita tradicional, a garotinha fit politicamente correta exagera na desconstrução do comer.  O que você vive de verdade?


Ao podar o sabor da família, poda-se também tradições e peculiaridades importantíssimas na humanização do comer. O reflexo sobre a perda de possibilidade de sentir os sabores associado a cartões via Whatsapp replicados para centenas de amigos, mostra que nunca o Natal esteve tão na terra do faz de conta... Resta apenas engrossar a massa da procura pelo clássico espirito natalino, da mesa farta repartida sem preconceito, por todos os membros da família.

Autor Ana Carolina

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2018 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares