Posso te fazer uma pergunta?


Por Marluce Nobre Nóbrega, nutricionista

Enquanto eu explicava algo importante ao paciente, ele me olhou com a intenção de falar e eu o deixei a vontade: 

"Posso te fazer uma pergunta? Você come hambúrguer?"

"Preciso contar algo que talvez você não saiba, mas nutricionista é um ser humano cheio de vontades, gostos, sentimentos, emoções, lembranças e preferências gastronômicas, das mais simples às mais elaboradas a depender de cada um. O nutricionista tem sim conhecimento técnico e científico sobre saúde, alimentos e bem estar. Nós comemos quando estamos com fome, outras vezes com apetite e outras vezes para aquecer o coração. O profissional nutricionista sabe o que faz bem para si próprio. O que faz bem para o paciente o nutricionista saberá somente em consulta presencial e com uma boa escuta, assim ele pode ajudá-lo a seguir o seu caminho com saúde."

Bom, se me encontrarem em uma lanchonete podem me cumprimentar porque sou eu mesma comendo, com muito prazer. Sei e todos com certeza já possuem a informação de que comer lanches todos os dias em longo prazo não será bom para a nossa saúde e provavelmente também vamos enjoar. E por que não comer de tudo, variar e manter o bom aconselhamento nutricional de um prato colorido, muitas vezes bonito aos olhos e ao paladar? 

Em todos os momentos é sim importante ouvir o seu corpo e se permitir comer o que você está com vontade ou a sua vontade provavelmente vai ficar ?martelando? na sua cabeça. O que acontece depois é que quando não der mais para segurar o seu desejo você irá ?atacar? o alimento em questão e irá comê-lo de forma impulsiva, rápida, sem atenção e sem prazer. Além de sentir uma desagradável culpa depois de comer. Comer não combina com culpa.

Precisamos comer para viver e não tem sentido que a nossa essência de vida possa nos fazer nos sentir mal por nos alimentar.
 
Tenha uma relação saudável com a sua comida! Busque ajuda especializada se você acha que precisa. 

Autor Fernanda Timerman

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares