Quando o comer saudável vira doença

Por Marle Alvarenga, Nutricionista


Publicação recente (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25016349) retoma a discussão sobre Ortorexia Nervosa e propõe critérios diagnósticos.


A ortorexia (do grego ?orthos? correto e ?rexis? apetite) descreve um comportamento alimentar disfuncional. O artigo ?Ortorexia nervosa: reflexões sobre um novo conceito? traz um histórico e revisão sobre o quadro (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732011000200015)


Este quadro ainda não é reconhecido oficialmente como um Transtorno Alimentar, é há uma grande discussão se algum dia será. No momento, pode ser classificada como o recentemente proposto Transtorno Alimentar Evitativo Restritivo, e às vezes é considerada uma forma de Transtorno Obsessivo Compulsivo.


Há, no entanto, também uma discussão sobre a necessidade de critérios e definição, ainda mais em tempos de tendências restritivas (como sem glúten...) e de discussões/recomendações tão enviesadas e disfuncionais nos Blogs e Instagrans sobre o que é alimentação saudável.


O que é interessante pensar é que diferentemente da anorexia nervosa que foca na magreza, a tendência muitas vezes hoje ? o que recai na ortorexia ? é a pureza ou ?limpeza? com relação à alimentação (a onda ?detox? que o diga!). Curioso é lembrar que os primeiros relatos do que se considera primórdios da anorexia são de santas e beatas da igreja católica que paravam de comer para ser mais puras e santas*...


Como já discutimos outras vezes neste Blog, alimentação saudável não se restringe a nutrientes. O que é comer saudável? Levar seu Tapperware quando convidado a jantar na casa de alguém? Ter ataques de pânico no supermercado porque não sabe o que ?pode? comer? Pensar em comida o dia todo e ter medo dela?


Nós não acreditamos que alimentação saudável seja aquela na qual os aspectos psicológicos e sociais são negligenciados. Defendemos que TODOS alimentos podem fazer parte de uma vida saudável.


Analise o que você considera comer saudável e reflita sobre isto dentre deste conceito.


Referências:

*Weinberg C, Cordás TA. Do altar as passarelas ? da anorexia santa à anorexia nervosa. São Paulo: Annablume, 2006.


Martins MCT, Alvarenga MS, Vargas SVA, Sato KSCJ, Scagliusi FB. Ortorexia nervosa: reflexões sobre um novo conceito. Revista de Nutrição, 2011; 24:345-357.


Moroze, Ryan M., et al. "Microthinking about micronutrients: a case of transition from obsessions about healthy eating to near-fatal ?orthorexia nervosa? and proposed diagnostic criteria." Psychosomatics (2014).


Cristian R, Dukeshire S, MacDonald L. "Diet and anxiety. An exploration into the Orthorexic Society." Appetite 58.1 (2012): 124-132.

Autor Redação Genta

Equipe de Redação do Genta

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares