Chocolate


Por Marluce Nóbrega, nutricionista


Uma imagem como essa para alguns é deliciosa de se ver! Para outros, assustador! Triste, mas infelizmente é o que escuto dos pacientes no consultório e nas mídias sociais.


Ahhhhhh, o chocolate! Hoje resolvi conversar um pouco com você sobre esse doce que ganha o coração de muita gente.


Tem algum problema gostar dessa imagem? Não!


Tem algum problema gostar de chocolate? Não!


No lugar do chocolate podia ser um prato de refeição ou uma salada ou uns brócolis refogados bem verdinhos e todos podem te agradar ou não.


Gostar ou não gostar de determinados alimentos, ou bebidas, é algo bem particular.


Respeite o seu gosto. Nosso paladar vai mudando e podemos passar a gostar de determinados alimentos e, portanto diferentes sabores que um dia não gostamos.


Agora, para você achar que deveria gostar ou não de algo existe alguma coisa ou alguém te influenciando a pensar assim. Sugiro você refletir o que te leva a pensar sobre não dever gostar de chocolate ou outro doce. Ou por qual motivo você deveria parar de comer chocolate? Será mesmo???


Vou te contar um segredo:


Quando VOCÊ PARAR de acreditar que não pode comer chocolate VOCÊ passará a TER uma relação diferente e amigável com o seu chocolate. Você com certeza não deixará de sentir vontade, mas sem culpa. Você provavelmente comerá mais devagar o seu chocolate e sentirá prazer. E depois de comer você não terá mais tantaaaa vontade de comer o seu chocolate quanto a que tem ao se proibir de comê-lo. Sabe aquela história de que tudo que é proibido é mais gostoso? Pois bem...


Esse texto fiz especialmente para você acalmar o seu coração e mente. Você gostar de chocolate, ou de outro doce, não é errado, não é do mal, não é veneno. É o seu gosto. É o que você gosta e tudo bem!


A mensagem principal de hoje é a seguinte: não dá para se alimentar só de chocolate, mas ele podem sim fazer parte de uma alimentação saudável. Crie uma nova relação com a sua comida e você terá paz e prazer em comer todos os dias.


Um doce ano para você! 

Autor Ana Carolina

Acompanhe todas as novidades do Genta e ainda ganhe gratuítamente dicas de saúde semanalmente por e-mail

Assinar agora

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares