Prevenção

PREVENÇÃO

A melhor abordagem para a prevenção dos transtornos alimentares (TA) e da obesidade é evitar o desenvolvimento precoce de crenças, atitudes e comportamentos disfuncionais com relação à alimentação e ao corpo. O GENTA tem como uma de suas principais missões divulgar estratégias adequadas de prevenção para TA e obesidade, e desenvolver ações para promover um relacionamento saudável com o corpo e com a comida.

Por que prevenir?

Os centros especializados para tratamento gratuito de TA e obesidade no Brasil são limitados.  O tratamento de TA e de obesidade são custosos e longos porque envolvem a atuação de uma equipe multidisciplinar especializada. Tanto a obesidade quanto os TA são quadros crônicos que trazem prejuízos à saúde e ao convívio social. Intervenções inadequadas podem piorar e cronificar os problemas. É mais barato e inteligente prevenir!

Qual o público alvo para prevenção?

A prevenção pode ser feita com a população como um todo (prevenção primária universal) - envolvendo desde o ambiente escolar com participação de professores, coordenadores, pais e alunos - até o governo com a regulamentação de medicações para emagrecer/suplementos/shakes; com o objetivo de promover o bem-estar e saúde, e reduzir o risco dos TA em grupos não sintomáticos.  Já os grupos de maior risco devem ser foco de ações específicas ou direcionadas (prevenção secundária), como meninas adolescentes - geralmente mais preocupadas com peso e forma corporal. Alguns grupos também podem ser foco de ações específicas por trabalho ou relação com exigências com relação ao corpo e alimentação; como por exemplo, modelos, judocas, bailarinas e atletas, estudantes de nutrição e educação física.



Clique sobre os tópicos a seguir para ter acesso ao conteúdo respectivo:

Redes Sociais

Acompanhe semanalmente as novidades sobre nossos trabalhos diretamente pelo seu e-mail

Além de dicas você saber sobre próximos eventos, congressos, seminários, exposições e muito mais

Conheça o Genta

Quem
Somos

Saiba mais

O que
escrevemos

Saiba mais

O que escreveram
de nós

Saiba mais

2017 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares