Blog


Despensa Responsável


Por Ester Paulino, nutricionista e personal cooking

A pandemia do Coronavírus e a determinação de isolamento domiciliar, estão criando desafios para todos. Especialmente importante neste momento, pensarmos em nossa alimentação, de nossa família e como abastecer nossa despensa/geladeira sem uma corrida desenfreada aos supermercados, limpando prateleiras. O momento é de pensar empaticamente e de maneira sustentável, com uma alimentação saudável, equilibrada, mas que também contribua para um conforto emocional.

Pensando nisto, pergunto: você sabe cozinhar, já fez feijão, arroz? Sim, estou pensando simples. Nossa alimentação básica é muito nutritiva. Arroz, feijão, carne (ou ovos) e legumes.

Se você, então já cozinha, a hora é de novas descobertas. E para os que não tem muito afinidades, vamos lá. Não é muito complicado. E sim, os supermercados têm uma gama de alternativas para auxiliar nesta empreitada.

Vamos pensar em alimentos que contribuam com a alimentação equilibrada, mas, que também tenham um bom tempo de prateleira (validade).

 

Maçã, peras, laranjas, limões  –  São excelentes para saladas de frutas, sucos e lanches.

Bananas, abacaxi, morangos, mamão, caqui – podem ser adquiridos em diferentes etapas de maturação e quando começar a madurar, pode congelar para fazer bolos ou smoothie (delícia)!

Abóbora, batatas, cenoura, chuchu, beterraba, cebola, alho –, sopas, refogados, ensopados, temperar

Folhas não vão durar muito tempo, mas pode comprar algumas opções congeladas – Espinafre, brócolis, por exemplo.

Cogumelos e Aspargos – encontramos congelados

Ervas – Coentro, alecrim, manjericão, salsinha etc– pode congelar.

 

Lá em cima, perguntei se você já fez feijão! Pois bem, no supermercado você encontra várias opções de grãos já prontas: Feijões, grão-de-bico, lentilhas. Prontinho. Mas, se quiser dar uma incrementada, só refogar um pouquinho de cebola com azeite e voilá. Feijão!!

O que mais: Arroz, macarrão, molho de tomate, milho e ervilhas enlatados, ovos (guarde na geladeira depois de higienizados). Atum em lata, leite.

Todos alimentos de verdade e duram muuuuuito tempo na sua despensa.

 

Iogurtes, manteigas, queijos – tem um tempo de validade menor em relação aos demais produtos

A prateleira ou o compartimento mais alto deve ser reservado para frios, massas frescas e laticínios, como queijo, iogurte e manteigas.

Guarde legumes e verduras nas prateleiras e gavetas mais baixas, para que não congelem. Logo acima, posicione as frutas. Seja na gaveta disponível ou na prateleira. Se possível, separe cada alimento em um recipiente, saquinho ou vasilha diferente. Isso aumenta o tempo de vida de cada produto e facilita na identificação.

Sugiro diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados, aqueles que tem uma lista enorme de ingredientes com nomes esquisitos. Ex.: Lasanhas congeladas, empanadinhos (nuggets), biscoitos (sim, ou bolachas) recheados.

 

Enfim, tenho consciência que você que está lendo pode consumir/comprar grande parte das sugestões acima. Mas pensando neste mundo tão desigual, vale reforçar o consumo com responsabilidade e respeito ao próximo e ao ambiente. Estamos no início de uma situação indiscutivelmente nova para tod@s. E espero sair uma pessoa melhor, já, já!

 

Imagem: https://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-royalty-free-movimento-do-supermercado-image789518



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares