Blog


Dieta = alimentação saudável?


Por Cezar Vicente Júnior, nutricionista

No imaginário popular, alimentar-se de maneira saudável é igual a ?fazer dieta?. As pessoas a quem me refiro são as pessoas que não estudaram as ciências da saúde e também muitas pessoas que se formaram em alguma ciência da saúde.

A palavra “dieta” vem do grego díaita, que significa: modo/método de viver e governar. Para a ciência da nutrição, a definição da palavra dieta está ligada à alimentação de uma determinada pessoa ou grupo, não importa do que se constitui, nem sua quantidade, nem frequência… Tecnicamente falando, deste ponto de vista todos nós temos uma dieta, uma vez que todos comemos.

Mas essa é apenas uma parte da história. Atualmente, a palavra “dieta” é sinônimo da palavra “regime” e está ligada intimamente à alimentação, mais especificamente à uma alimentação restrita, que na grande maioria das vezes é associada ao emagrecimento. A definição do Dicionário Michaelis Online é a seguinte:

?1. Regime alimentício prescrito a um doente ou convalescente; 2. Privação de todos ou de alguns alimentos, em caso de doença.?

Do meu ponto de vista, dieta não é, nunca foi e nunca será um sinônimo e alimentar-se bem! Repito: fazer dieta não é se alimentar de forma saudável!

Explico o porquê. As palavras não são entendidas necessariamente de acordo com sua definição correta, algumas delas possuem um significado (ou vários), ou seja, uma representação simbólica.

Existe um estudo muito interessante que faz uma revisão dos trabalhos já publicados sobre as representações simbólicas das dietas para pessoas com doenças crônicas. Na minha prática profissional, vejo que esse grupo (pessoas com doenças crônicas) é o que mais ouve a recomendação ?ultra específica e norteadora?: ?Você precisa fazer dieta!?.

De uma maneira bem resumida, o estudo mostra algumas das representações simbólicas mais comuns que estão vinculadas à palavra “dieta”: vontade de comer mais, sentimentos de raiva e tristeza, fraqueza, elevado custo financeiro, coisa de gente rica, perda do prazer e da liberdade.

Dá pra entender um pouco o motivo da tão baixa adesão às dietas, elas só representam coisas negativas no mundo de significados das pessoas!

Uma alimentação bacana jamais poderá ser contemplada enquanto estiver ?fazendo uma dieta?. Não sou fã do termo “reeducação alimentar”, pois ele me remete a algo moral, mas prefiro ele a “dieta”.

Sou bem categórico ao dizer para os meus clientes/pacientes que não trabalho com dietas, e quem trabalha com dietas é o Atkins (e ele nem está mais vivo), a Revista Boa Forma, a Revista Dieta Já, e todas as outras. Eu trabalho com comida, alimentação, com o comer e tudo que está envolvido nele e que isso pode significar inclusive que a pessoa levará para casa algumas vezes algum papel escrito sobre comida, mas aquilo jamais poderá ser chamado de uma dieta, pois não é.

Acredito sim que as pessoas precisam comer melhor e eu concordo com isso com todas as letras, mas certamente uma dieta não ajuda as pessoas a comerem melhor, muito pelo contrário. Em outro momento discutirei mais sobre conceitos de alimentação saudável.



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares