Blog


Festas de fim de ano: fit/fat ou simplesmente momentos gostosos de celebrar e compartilhar


Por Manoela Figueiredo, nutricionista

Peru, tender, costelinha, leitão, bacalhau, pernil, frango, peixe, lentilhas com arroz, batatas, farofa, cuscuz, maionese… Geralmente a ceia de cada casa é composta de alimentos especiais, de receitas tradicionais e muito gostosas. Cada família tem seu cardápio, seus combinados, suas tradições, suas memórias afetivas com relação às comidas servidas nas festas de fim de ano.

Alguns anos atrás seria inconcebível pensar em ceia light, fit, funcional, low carb… “Ceia de Dieta”. Infelizmente encontrei receita até de panetone de whey protein: wheytone. 

Para quem não vive um dilema moral com a comida isso pode ser até engraçado. Mas, muitos sofrem com medo, insegurança e até mesmo raiva diante da incerteza do que podem ou devem comer nessas situações, de acordo com suas dietas e crenças. Como se um dia de festa fosse um “dia do mau”. Um dia de perder o controle e engordar. Como se isso fosse possível.

Muitos restringem, mas outros acabam exagerando, porque também vem o pensamento “já que hoje não vai ser dia de dieta” – que o dia é de festa então tem que comer de tudo até se sentir estufado e passar mal.

Que triste pensar que esses momentos de encontro com a família, com os amigos, de celebração e de felicidade podem também causar muito sofrimento.

Será que um ou dois dias que acontecem uma vez ao ano, deveriam representar um momento de tentações e exageros ou podemos tentar pensar nesses dias como uma oportunidade para celebrar, com as pessoas queridas que não vemos sempre e comer comidas que não comemos ao longo do ano?

Que tal tentar honrar sua fome, seu apetite, suas vontades, respeitando sua saciedade e seus sinais internos! Que tal ir além, e saborear a comida mas também as pessoas, o lugar, a música, a conversa, a troca de afetos! Que tal um fim de ano mais gentil, carinhoso e compassivo com todos à sua volta mas, principalmente com você!



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares