Blog


International No Diet Day (Dia Interncional Sem Dieta)


Por Viviane Polacow, nutricionista

Ontem, dia 6 de maio, foi celebrado o International No Diet Day, o que em português seria traduzido como ?Dia Internacional Sem Dieta?. Esta foi a data escolhida para promover um estilo de vida saudável e a conscientização sobre os perigos emocionais, fisiológicos e sociais da prática de dietas. Também é um marco para questionar a ideia de peso e corpo ideiais e a estigmatização da obesidade, além de alertar para o fato de que todo transtorno alimentar começa com uma dieta, seja ela ?moderada? ou ?radical?. É sabido que a restrição alimentar, seja ela de quantidade, seja ela de qualidade (cortar alimentos preferidos, mas tidos como ?engordativos?, como doces, por exemplo) pode levar ao resultado oposto, como o exagero e a compulsão alimentar.

Curiosamente (e ironicamente), neste ano, a data cai numa segunda-feira, considerada por muitos o ?dia internacional da dieta?. É muito comum que, ao se incomodar com o peso, com a alimentação, com eventuais exageros, ou até mesmo compulsões, muitas pessoas digam ?na segunda-feira eu começo uma dieta?. Parece que as pessoas marcam o dia como se fosse uma data milagrosa, em que finalmente alguma solução mágica (no caso, alguma dieta) vai cair do céu para resolver seus problemas com a comida. No consultório, como nutricionista, vejo algo parecido, com os pacientes em primeira consulta comentando que ?comi tudo o que podia e que não podia comer nesta semana que passou, porque sabia que ía passar hoje em consulta e depois não ía poder comer mais nada de bom?. Como se o dia da consulta comigo fosse marcar o fim do prazer alimentar em suas vidas!

Não vou entrar aqui em detalhes sobre a ineficácia das dietas, pois este blog já abordou este tema inúmeras vezes (embora nunca seja demais!). O que eu gostaria de dizer é que, mesmo nos casos em que, por motivos de saúde, uma pessoa precisa mudar de alguma forma sua alimentação, ou seja, comer melhor, isso não precisa ser na forma de uma dieta. Para ser mais clara, não deveria ser na forma de uma dieta. Dieta sempre dá aquela ideia de coisa passageira, com data para começar (invariavelmente uma segunda-feira!) e data para terminar. E o pior, com metas quase sempre irreais (?perder 7 quilos em uma semana?) e resultados passageiros.

Que tal se todos os dias fossem ?No diet days?? Com certeza, ao invés de maltratarem sua saúde fazendo dietas pontuais, as pessoas sentiriam-se mais à vontade com seus corpos, comeriam sem culpa seus alimentos preferidos, sabendo que lhes é permitido comer quando realmente tiverem vontade (e não somente quando a ?dieta permite?) e fariam mudanças saudáveis, duradouras e persistentes na sua alimentação, sem data para acabar.



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares