Blog


Meta do ano: emagrecer…


Por Desire Coelho, nutricionista e educadora física.

Na virada do ano muitas pessoas estabelecem metas para o novo ciclo que se inicia e, emagrecer, talvez figure entre a mais frequente delas. Se você colocou, ou estava pensando em colocar, isso como meta eu quero te fazer uma pergunta: você já parou para pensar o porquê você quer emagrecer?

Hoje em dia esse é um desejo tão comum que não é raro atender pacientes que falam que querem emagrecer, mas simplesmente por achar que deveriam querer, não por ser de fato um desejo deles ou uma necessidade em busca de mais saúde. Eles praticamente falam no automático “quero melhorar minha alimentação e emagrecer”. Querer emagrecer virou a norma, mas, acredite, se a sua preocupação é com saúde, saiba que emagrecer para ser mais saudável muitas vezes é um mito!

Estudos mostram que o peso corporal e o percentual de gordura são referências fracas de saúde. Existe inclusive um movimento chamado HAES – health at every size (em tradução livre seria algo como “saúde em todos os tamanhos”) que vem sendo estudado e comprovado que é possível ter saúde mesmo acima do peso corporal tido como “normal”. A ciência vem provando que mais importante que o peso e o percentual de gordura corporal são os exames de saúde, os hábitos alimentares e, principalmente a rotina de atividade física.  Considerando esses fatores, uma pessoa com sobrepeso e fisicamente ativa pode ser muito mais saudável do que uma pessoa magra e sedentária. Sendo assim, se a sua preocupação é com a saúde, é com esses valores que você deve se preocupar!

Agora, se a sua questão é estética, não tem problema algum querer emagrecer. A grande questão aqui é o como você conseguirá isso. Em um processo natural de melhora da qualidade da sua alimentação, movimentando-se e respeitando seu corpo e seus limites ou com restrições estressantes e punitivas? Um caminho te deixará mais leve e feliz ou outro te prometerá resultados incríveis, mas insustentáveis e te deixará apenas insatisfeito e triste.

Independente se você busca estética e/ou saúde, emagrecer é uma consequência de hábitos mais saudáveis, mais equilíbrio entre seu corpo e sua mente, não uma punição e, o mais belo é que, seguindo esse caminho, emagrecer não precisa ser seu objetivo, pois com o tempo o seu corpo encontrará o próprio equilíbrio. Alias, por vezes, quanto mais as pessoas focam no emagrecimento, mais elas se cobram, se frustram e mais estressante fica o processo fazendo com que elas desistam em pouco tempo. Então, que tal tentar algo diferente e ao invés de ficar pensando o tempo todo em emagrecer, pense em como você pode se cuidar mais agora. Talvez seja dormindo mais um pouco, tomando um bom copo de água, saindo para caminhar ou fazendo uma boa refeição. A resposta não apenas pode como deve variar. Escute-se mais, cuide-se mais, e repense sua meta, que tal:

Meta do ano: emagrecer ME CUIDAR!



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares