Blog


Uma reflexão sobre querer emagrecer


Se você está tentando emagrecer porque alguém mandou, não vai funcionar.

Se está tentando emagrecer porque alguém riu de você, não vai funcionar.

Se está tentando emagrecer porque se sente discriminada no seu ambiente de trabalho, não vai funcionar.

Se está tentando emagrecer porque seu cônjuge disse que você está gorda, não vai funcionar.

Se está tentando emagrecer por qualquer motivo que não venha de dentro de você, de dentro do seu coração, acredite, não vai funcionar. Você pode até conseguir perder peso com remédios ou dietas malucas, mas, quando se cansar de viver assim, vai voltar ao que era. E vai continuar infeliz.

Porque, ainda que o mundo diga exatamente o contrário, você não tem a obrigação de emagrecer. Você não precisa mudar o seu corpo! Você não precisa se encaixar em nenhum padrão!  Você precisa pensar sobre porque quer emagrecer.

Se hoje seu corpo não está confortável para você, se ele não lhe permite fazer as coisas que você deseja, talvez sejanecessário tratá-lo melhor. Se sua saúde física ou mental está comprometida por causa do seu corpo ou do seu peso, entãopode ser que precise fazer alguma coisa a respeito. Mas essa deve ser uma decisão sua, sem a influência de ninguém.

Sua única preocupação deve ser com seu bem-estar físico, mental e emocional. Se você come escondido, se tem episódios de compulsão em que perde o controle e depois nem sabe direito quanto comeu, se come até ficar empanturrada e depois tomalaxantes ou outros remédios, talvez você precise de ajuda, mas não para perder peso, e sim para resolver os conflitos que você desconta na comida.

Odiar e rejeitar o próprio corpo não leva a lugar nenhum. Lembre-se de que você não é fraco ou derrotado por não ter umarelação saudável com a comida ou por estar acima do peso.

No dia em que se perdoar e se aceitar, talvez você passe naturalmente a comer menos, porque vai parar de se culpar e detransformar emoções em comida. Vai começar a parar de agredir seu corpo. Vai começar a tratar-se bem. E aí a transformaçãoterá início.

E que fique claro que, para se aceitar e se amar, você não precisa gostar de tudo em você. Sempre haverá algo que você nãoaprecia em sua aparência ou em seu jeito de ser. E tudo bem. Isso não significa que você não se ama. Pelo contrário: ser capazde respeitar essa opinião e de aceitar essa parte que não a agrada é sinal de que você se trata com amor.



Posts mais recentes



Ortorexia Nervosa e Vegetarianismo

Olha o verão aí gente!!!

Comer intuitivo, Transtornos alimentares e imagem corporal

Fome e obesidade: O paradoxo da insegurança alimentar

A vida acelerada em 1,5x

Rimas infantis para pressões imbecis
Clique aqui e veja todos os Posts

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares