Informativos


Exercício em transtornos alimentares: excessivo ou compulsivo…Tem outra opção?

O exercício intuitivo é uma atitude perante a si próprio sobre o exercício que está sendo praticado.


Exercício em transtornos alimentares: excessivo ou compulsivo…Tem outra opção?

Sabe-se que o sedentarismo traz riscos para a saúde, porém praticar exercício excessivo ou compulsivo também traz riscos tanto físicos quanto psicológicos (práticas compulsivas, excessivas, compensatórias próprias dos transtornos alimentares (TA) e do transtorno dismórfico muscular). Por isso, praticar um exercício intuitivo pode ser uma opção muito benéfica e equilibrada para conquistar bem-estar e qualidade de vida.

O exercício intuitivo é uma atitude perante a si próprio sobre o exercício que está sendo praticado. Quando você está com a mente integrada ao corpo durante o seu momento de exercício, ou seja, quando você está presente, com atenção plena voltada para a atividade que seu corpo está desenvolvendo, você será capaz de sentir seu corpo e dosar sabiamente a quantidade.

Transtornos alimentares em atletas… Por que é tão comum?

O atleta convive num ambiente repleto de pressão e expectativas para atingir objetivos, tanto pessoais quanto profissionais (de interesses dos patrocinadores e da sociedade a qual o atleta representa). Esse ambiente é terreno fértil para o desenvolvimento de TA.

Os dois problemas mais diagnosticados são:

– Tríade da Mulher atleta: síndrome caracterizada por um quadro de alimentação transtornada, amenorréia e osteoporose. Por acreditar que obterá melhora do desempenho com a diminuição da porcentagem de gordura corporal, a atleta inicia uma dieta restritiva. A perda de peso consequente à restrição e aos comportamentos inadequados de controle de peso predispõe às disfunções do ciclo menstrual e à perda de massa óssea.  

– Dismorfia Muscular: para ter um corpo musculoso o indivíduo adota comportamentos disfuncionais, como exercícios físicos exaustivos, sempre anaeróbicos (evitando as atividades aeróbicas, para não perder massa muscular), uso indiscriminado de suplementos nutricionais (geralmente protéicos), padrões anormais de alimentação e uso de substâncias (esteróides anabolizantes) e acredita estar ainda fraco. Na versão do DSM5 a dismorfia muscular foi incluída como um Transtorno Dismórfico Corporal, que é uma quadro associado à distorção de imagem corporal no qual há preocupação de uma pessoa de aspecto físico normal, com um defeito imaginário em sua aparência, ou a preocupação excessiva com a aparência de um indivíduo com pequena imperfeição física. No caso da dismorfia muscular esta preocupação é não ser suficientemente forte e musculoso em todas as partes do corpo.

 

Para saber mais:

http://exerciciointuitivo.blogspot.com.br/

Teixeira PC, Fontana M, Polacow VO, Timerman F, Alvarenga M. Nutrição comportamental e atividade física. In M. Alvarenga, C. Antonaccio, F. Timerman, M. Figueiredo (Orgs.), Nutrição comportamental. Barueri: Manole. 2015. p. 465-84.

Timerman F, Teixeira PC, Polacow VO. Nutrição e exercício físico nos transtornos alimentares. In: Aline Mercadenti, Simone Dal Bosco, Angela Tavares. Nutrição e atividade física – do adulto saudável às doenças crônicas. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2015, p. 505-520.

Teixeira PC. Perfil de atividade física em pacientes com transtornos alimentares [tese]. São Paulo, 2014. [Dissertação de Doutorado – Instituto de Psicologia – USP].

Teixeira PC, Polacow VO, Queiroz GKO, Alvarenga M. Relação exercício físico e transtornos alimentares. Alvarenga MS, Scagliusi FB, Philippi ST. Nutrição e Transtornos alimentares: avaliação e tratamento. Barueri: Manole, 2010. pp.133-144.

Teixeira PC, Costa RF, Matsudo SMM, Cordás TA. A prática de exercícios físicos em pacientes com transtornos alimentares. Rev Psiq Clin. 36:145-52, 2009.

Araujo AC, Lotufo Neto F. A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Rev Bras Ter Comport Cogn. 1:67-82, 2014. 

Ramos KP, Yoshida EMP. Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal (EA-TDC): propriedades psicométricas / Assessment Scale for Body Dysmorphic Disorder (AS-BDD): psychometric properties.  Psicol Reflex Crit. 25:1-10, 2012.



Importância da Prevenção

TA e obesidade são problemas de origem multifatorial, e intervenções inadequadas podem piorar os ...

Veja mais...

Exercício em transtornos alimentares: excessivo ou compulsivo…Tem outra opção?

O exercício intuitivo é uma atitude perante a si próprio sobre o exercício que está sendo prati...

Veja mais...

Obesidade

A relação entre obesidade e problemas de saúde é evidenciada pela ciência, e muitose discute a ...

Veja mais...

Outros Transtornos

Dificuldades alimentares é um termo proposto para abranger todos os tipos de problemas relacionados...

Veja mais...

Transtornos Alimentares

Muitas pessoas apresentam um quadro definido como comer transtornado, com sintomas que aparecem numa...

Veja mais...

2019 ® Genta - Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares